Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

UM PULMÃO VERDE NO CENTRO DA CIDADE DO MÉXICO

Mäyjo, 01.03.15

Um pulmão verde no centro da Cidade do México (com FOTOS)

O atelier de arquitectura regenerativa Taller 13 apresentou um ambicioso plano para a recuperação urbana de uma das áreas mais icónicas da Cidade do México, a Ciudad Deportiva. A proposta de reabilitação pretende criar um espaço público integrado que compreende 12,7 hectares de espaço para actividades desportivas e recreativas e 153,5 hectares de infra-estruturas verdes, que incluem espaços comerciais e de entretenimento.

Segundo os arquitectos, o projecto baseia-se na integração dos sistemas de água do local e de espaços verdes no quotidiano dos mexicanos. A área que engloba a Ciudad Deportiva está localizada na intersecção de dois dos rios mais importantes que atravessam a capital do México: Churubusco e La Piedad. O projecto pretende então aproveitar os recursos naturais e construir uma zona húmida que incorpore os cursos de água no estilo de vida dos habitantes da cidade.

Para a construção desta zona húmida dentro da cidade, os arquitectos pretendem utilizar materiais reciclados, biológicos e ecológicos, bem como incluir várias plantas nativas e rochas minerais, de maneira a manter as propriedades biológicas do solo, refere o Inhabitat.

“Numa cidade onde há falta de equidade social e de comunicação, pretendemos criar um espaço ao qual as comunidades possam pertencer. Esta ideia baseia-se nos elementos verdes infra-estruturais, onde a água é a conexão entre os dois lados da cidade e, portanto, o canal para a interacção social. Como forma de recuperar a bacia hidrográfica, a cidade precisa das suas fontes de água para permanecer viva”, indicam os mentores do projecto.

Desta forma, os arquitectos pretendem não só criar uma área urbana saudável e sustentável como também promover a sustentabilidade a nível local e consciencializar os cidadãos. Adicionalmente, o projecto prevê ainda a ligação das zonas residenciais envolventes através de uma ciclovia.